A recuperação de impostos ajuda a reduzir custos, além de aumentar o caixa da sua empresa
A legislação tributária brasileira é complexa e sofre alterações com frequência, por isso, é importante estar atento às mudanças legislativas para garantir que os direitos fiscais da sua empresa sejam respeitados e atendidos.
Se a sua empresa não acompanha com atenção o pagamento de tributos, isso pode fazer com que você pague impostos a mais todos os meses.
Mas, você sabia que quando isso acontece, é possível solicitar o abatimento do valor por meio de um processo chamado recuperação de créditos tributários?
Preparamos esse conteúdo para você entender melhor sobre como funciona a recuperação de créditos tributários e como solicitar. Confira!
O que é a recuperação de crédito tributário?
É comum que muitas empresas paguem impostos a mais sem nem ao menos perceber.
Isso ocorre porque, muitas vezes, elas não investem em um bom planejamento financeiro, o que dificulta verificar se houve o pagamento indevido de algum imposto.
Diante desse contexto, o processo derecuperação de tributos leva em consideração os impostos recolhidos a mais nos últimos 5 anos.
Com a reintegração de créditos tributários, a empresa tem a possibilidade de reduzir custos e aumentar a receita, já que os valores pagos indevidos retornam ao caixa, permitindo, assim, que sejam investidos no crescimento dos negócios.
Quem tem direito à recuperação tributária?
Todas as empresas, desde micro a grandes, têm direito à recuperação tributária, exceto Microempreendedores Individuais (MEI).
Entretanto, é necessário analisar as especificidades de cada uma, para que, assim, seja possível identificar quais tributos são permitidos para realizar a recuperação.
Por isso, é importante contar com o auxílio de especialistas para orientá-lo sobre a melhor forma de recuperar seus créditos tributários.
Tributos que possibilitam acesso ao crédito
A gestão tributária ajuda a identificar quais créditos podem ser recuperados: impostos federais e estaduais.
Entre os tributos que dão direito à recuperação estão:
- ICMS
- PIS
- Cofins
- CSLL
- IPI
- ISS
Como solicitar?
O cálculo deve ser feito por especialistas para que, assim, seja possível verificar corretamente quais são os créditos que podem ser abatidos.
Após feito isso, você irá informar o valor pago a mais e solicitar o retorno, que poderá ser recuperado por meio de:
- Restituição;
- Ressarcimento;
- Reembolso.
Empresas que têm o regime de tributos no Lucro Real ou Presumido, normalmente, solicitam a recuperação de impostos pelo programa do governo PER/DCOMP (Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação).
Esteja atento às novas legislações e procedimentos para garantir que os seus direitos de recuperação de créditos tributários sejam respeitados. Então, agora que você já sabe mais sobre o abatimento de impostos, entre em contato conosco para solicitar o cálculo dos tributos pagos a mais pela sua empresa.